domingo, 22 de julho de 2007

O PANdemonio visto sem as lentes da tv importada

O pandorio visto pelas tranmissoes das tvs brazucas é lindo, maravilhoso.

Igual aos EUA que vemos nos filmes e seriados. Os EUA são um pais rico que mostra uma fachada linda. Quando o Katrina devastou New Orleans, a pobreza que muitos americanos não conhecem ficou exposta e podre.

O pandorio na tv nos mostra medalhas de ouro a cada hora. Mas ainda estamos atras dos capitalistas do tio sam e dos comunas do tio fidel. As tvs brazucas tentam levantar o astral dos brasileiros mostrando um brasil de ouro. Muitos dos brazucas ficam orgulhosos com a organização do pan. "Está no mesmo nível das olimpíadas!"

O pandorio, pandobrasil, na verdade, é organizado, filmado, cronometrado e informatizado por multinacionais. Nenhum empresa é brasileira. Ainda bem! Por isso não tem apagão. As mesmas empresas dos jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008.

A partir das belas e competentes filmagens originais distribuidas para toda americalatina, as tvs brazucas transmitem o show de medalhas do brazil sem adversarios. O brazil fica lindo assim. A gente esquece o verdadeiro Rio do complexo do alemão e da Rocinha. Passamos o ano inteiro vendo as desgraças do Rio: João Helio foi, infelizmente, apenas um marco.

Fico pensando na coragem dos gringos que vieram para o PANdemonio. Viajar pelo espaço aéreo do brazil, descer nos aeroportos do brazil, trafegar nas linhas vermelhas e amarelas.

O Jose Simao, da Folha de SP, já disse que o brasil vai ultrapassar os EUA na quantidade de medalhas... vamos pega-las todas quando eles estiverem indo para o aeroporto. Hahahahahah

Mas bastou uma americana dizer algo para virar polemica. Ela, provavelmente como muitos brazucas de classe media que vivem em carros de vidros fechados e compram em shopping centers, não conhece como vivem os menos abastados e favorecidos pelo bolsa esmola. Na sua inocência, de primeiro mundo, deu a sua autentica versão do que encontrou no brazil:

- A cidade inteira, de tantos milhões de habitantes, só tem favelas. Os rios correm negros. Porcos e outros animais bebem a água suja. É terrível.Não há o que se preocupar com segurança, porque há 15 mil policiais, agentes do FBI à paisana, agentes secretos em todos os lugares. Esse lugar é o mais pobre que já vi. É muito triste.

Os jornais e comunidades na internet já estão esculhabando com a gringa. Ela apenas ficou chocada.

O brazuca fecha os olhos para o seu pais e se tranca em condominios e shoppings. Brazucas, existem favelas do lado de fora, e isto é o brazil!

Nenhum comentário: